21.7.11

Do sonho se constrói a realidade...


A Sexualidade está intimamente ligada ao que somos, às nossas experiências de vida, às vivências desde que nascemos. Falar de Sexualidade é falar de nós próprios. Daí resultam, muitas vezes, as dificuldades, os receios, as incertezas ao abordar este tema, sobretudo na escola. Foi desta reflexão que nasceu o Encontro SER | 2011 – Sexualidade e Educação em Reflexão. Um Encontro também entre quatro Centros de Formação de Professores, que aceitaram com toda a entrega e profissionalismo este desafio, e a quem queremos, desde já, agradecer.

Concentrado em dois dias e com sessões (workshops) com a duração máxima de duas  horas cada, bem como com conferências com especialistas reputados na área, organizado por temas distintos, diversos e inovadores, o Encontro SER | 2011 procura ser uma forma de pensar diferente a formação para os docentes.

Tendo como ponto de partida uma visão holística da Sexualidade, bem como a Educação pela Arte, este Encontro tem como objectivo proporcionar a troca de ideias, projectos, reflexões conjuntas, dinamização de momentos informais para partilha de práticas e, acima de tudo ser um momento de comunicação interna e externa, promovendo um conhecimento de projectos desenvolvidos ou em desenvolvimento, orientados por peritos e/ou especialistas, assim como promover uma articulação transversal com vários agentes da comunidade escolar e local.

A realização do Encontro SER | 2011 – Sexualidade e Educação em Reflexão representa um desafio e uma vontade de fazer algo diferente relativamente ao que tem sido feito ao nível da formação de docentes na área da Educação para a Sexualidade. Precisa, acima de tudo, de um olhar curioso e desperto para a mudança e do sonho de todos aqueles que acreditam que a escola pode ser promotora de inovação e de excelência. Desejamos e contamos com a participação de todos. Porque há alturas na vida em que temos que arriscar voar, para ousar SER mais e melhor…

20.7.11

Ser | 2011 - Educação pela Arte

Usamos tantas palavras. Pessoas que falam, ouvimos. Pessoas que mostram palavras encaixotadas em tecnologia, ouvimos. No Ser | 2011, mais do que ouvir importa ter uma experiência. Experimentar para que as palavras sejam algo mais do que só palavras ouvidas em mais um dia. Com essa ideia fomos buscar momentos de Educação pela Arte. Fomos buscar cada um deles a um baú antigo em que ensinar ou reflectir era visto como uma conversa em torno do mundo. Momentos de estórias, de desenho, música ou dança. Porque, às vezes, mas só às vezes, não precisamos das palavras para ouvirmos e pensarmos um pouco mais sobre tudo o que nos envolve no correr dos dias.