Isabel Baptista
Coordenadora Nacional da Educação para a Saúde no ME/ DGIDC.
Licenciada em Filologia Românica.
Mestre em Educação pela Universidade de Genebra.
Membro do Grupo de Trabalho de Educação Sexual (GTES): 2005-2007.
Representante do ME/ Portugal na organização europeia Schools for Health in Europe (SHE).
Representante do ME em outros organismos interministeriais, no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde em Meio Escolar.
Félix Lopez Sanchez
Catedrático de Psicologia da Sexualidade, Universidade de Salamanca.
35 anos de actividade docente na universidade.
30 anos de actividade reconhecida pela Agência Nacional de Avaliação.
Numerosas publicações em revistas e livros. Sobre este tema, especialmente:
-Educação sexual. Madrid: Biblioteca Nova (2005)
-Educação sexual dos filhos. Madrid: Editorial Pirámide (2005)
-Amores e Desamores: Madrid: Biblioteca Nova (2009)
-Separarse sin grietas. Barcelona: Grao (2010)
E outros sobre sexualidade em pessoas com deficiência, na velhice, homossexualidade, etc.
Mary Anne Stilwell d’Avillez
Enfermeira.
Trabalhou em diversos serviços, como a Pediatria do Hospital de St.ª Maria, o Hospital da CUF, o Centro de Saúde de Setúbal e o Colégio Americano de Lisboa. Colaborou também, a título voluntário, com a Associação de Planeamento Familiar Natural do Ontário, no Canadá.
Desde 1994 trabalha com o Movimento de Defesa da Vida, onde é responsável pelas áreas da Educação Sexual e Planeamento Familiar.
Tem participado como formadora em inúmeros cursos e acções de formação junto de professores, pais e alunos.
Em 1996 e em 2005, a convite da Pastoral da Família da Guiné-Bissau, desenvolveu cursos de educação sexual e planeamento familiar junto de casais, médicos, enfermeiras e jovens.
É membro do Conselho de Administração e do Grupo Executivo da Fundação Mater-Timor.
Paula Pinto
Psicóloga Clínica / Terapeuta Sexual
Licenciatura em Psicologia na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Estágio Académico, no Serviço de Psiquiatria dos Hospitais da Universidade de Coimbra (1995).
Estágio Profissional na Consulta Externa de Psicologia do Hospital Júlio de Matos, área da psicoterapia cognitivo comportamental (1995-2002).
Pós-graduação em Sexologia Clínica pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica, tendo-lhe sido atribuído o grau de Terapeuta Sexual (2000).
Pós-graduação em Medicina Sexual realizada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (2005).
Coordenadora da Linha de Ajuda “Sexualidade em Linha”, serviço de Atendimento Telefónico e Resposta a E-mails na área da Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento Familiar, no âmbito de um projecto desenvolvido pela APF - Associação para o Planeamento da família (APF) e do IPJ - Instituto Português da Juventude (2009).
Coordenadora do Núcleo de Educação e Intervenção em Sexualidade (NEIS) do CADin - Centro de Apoio ao desenvolvimento infantil (2009).
Integra o corpo clínico da Associação Mutualista dos Engenheiros, sendo responsável pela consulta de Psicologia e Sexologia Clínica e Aconselhamento Conjugal (2002).
Exerce funções de Psicóloga Clínica e Terapeuta Sexual na Clínica Alterstatus (1998).
Co-Autora do livro “A Orquídea e o Beija-Flor – Sobrevoando as Questões Sexuais dos Jovens”, Areal Editores (2006).
Beatriz Themudo Barata
Mestrado Integrado em Psicologia Clínica no ISPA.
Técnica responsável da dinamização e formação do Projecto Cuida-te na Delegação de Lisboa, Tejo e Sado da APF.
Técnica de atendimento na área da Sexualidade, Educação Sexual e Planeamento Familiar no serviço de atendimento e aconselhamento telefónico Sexualidade em Linha.
Actualmente desempenha funções na APF como formadora e colabora no projecto Traços e Trajectos - projecto de intervenção comunitária no âmbito da prevenção da gravidez e parentalidade adolescente.
Cristiana Pereira de Carvalho
Licenciada e Mestre em Ciências da Educação (FPCEUC), na área da Educação Social: Crianças, Jovens e Famílias, com Pós-Graduação em Saúde Sexual (ESSCVP), coordenou durante dois anos um Gabinete de Apoio ao Aluno (na Promoção e Educação para a Saúde) e trabalhou na Associação para o Planeamento da Família (APF), continuando a colaborar com a mesma, no que respeita à construção e avaliação de materiais pedagógicos e à formação docente. É autora de alguns materiais técnicos e pedagógicos destinados à educação sexual nas escolas (APF). Realiza formação docente (creditada pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Continua) e formação parental, no domínio da promoção de competências parentais. Actualmente é Doutoranda em Ciências da Educação (FPCEUC e Bolseira FCT), estando o seu estudo centrado na Educação Sexual em Contexto Escolar e Familiar, envolvendo jovens, pais e professores.
Ana Mineiro
Mestre em Ciências da Educação (2011), na área da Educação Social: Crianças, Jovens e Famílias (FPCEUC). No âmbito do Estágio de Mestrado desenvolveu um Projecto de Educação para a Saúde numa escola, trabalhando as áreas de Educação Sexual, Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoactivas e Violência em Meio Escolar. Presentemente realiza formação em Educação para a Saúde com populações em situação de exclusão social, através da Empresa Sicó Formação – Sociedade de Ensino Profissional S.A. Actualmente colabora, enquanto convidada, na leccionação da Unidade Curricular de Educação para a Saúde (1º ano do 2º ciclo de estudos) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O Lugar dos Afectos, obra da Dr.ª Graça Gonçalves, visa “a promoção de estilos de vida saudáveis, a prevenção de comportamentos de risco e a construção de projectos de futuro consistentes. Tais actividades centram-se em temas como a Família, a Alimentação Saudável, a Sexualidade, a Toxicodependência, a Anorexia e a Bulimia, o Alcoolismo, a Educação Ambiental, além de diversas outras temáticas.” Professsora Doutora Conceição Taborda.
Maria do Carmo Oliveira
Mestre em psicologia, com tese defendida na área do optimismo.
É membro fundador da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva e fundadora do Clube do Optimismo, estando ligada ao ensino há mais de 26 anos. É co-autora de programas de desenvolvimento do optimismo. Apresentou investigação na área do optimismo no 3º Encontro Europeu de Psicologia Positiva.
É formadora desde há largos anos, dinamizando formações na área da Psicologia Positiva, em instituições por todo o país: Escolas, Empresas, Câmaras Municipais, etc..
Tem colaborado com várias revistas, jornais, rádios e programas televisivos em temas referentes às suas áreas de especialização e intervenção.
É coach com certificação internacional.
Manuel Oliveira
Formado em psicologia, membro fundador e actual vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva. Fundador e director do Clube do Optimismo.
Reconhecido como motivador entusiasta e criativo, desde há largos anos tem sido responsável pela realização de formações e de workshops sobre as temáticas que se enquadram no âmbito da Psicologia Positiva (Optimismo, motivação, felicidade e criatividade).
É co-autor de programas de desenvolvimento do optimismo.
Tem colaborado com regularidade em programas televisivos e de rádio.
Daniel Serrão, M.D.,PhdD
Licenciado em Medicina (1951). Doutor em Medicina (1959). Professor Catedrático de Anatomia Patológica, Fac. Med., (1970/1998).
Professor de Ética e Deontologia Médicas, F. Med. (1980/1998).
Professor nos Cursos de Mestrado em Bioética, Fac. Med. (1997/2001), Fac. Filosofia, Braga (desde 1998), Extensão do Funchal (desde 2002) Instituto de Bioética (desde 2000).
Professor do Curso de Doutoramento em Bioética do Instituto de Bioética da UCP, 2008/2010.
Professor de Medicina Legal na Fac. de Direito da UCP-Porto (1989/2000).
Membro Titular da Academia das Ciências de Lisboa, Academia Nacional de Medicina, de Portugal, Academia Nacional de Medicina, do Brasil, Academia Europeia das Ciências e das Artes, Academia Pontifícia para a Vida.
Membro do Comité Internacional de Bioética da UNESCO (1993/1998), Membro representante de Portugal no Comité Director de Bioética do Conselho da Europa desde 1987.
Presidente do Conselho Superior de Ciência e Tecnologia (1995).
Presidente da Comissão de Fomento da Investigação em Cuidados de Saúde desde 1989.
Currículo mais desenvolvido em http://www.danielserrao.com
Joaquim António Machado Caetano
Licenciou-se em 1960, na Faculdade de Medicina de Lisboa, onde também se Doutorou com 19 valores em 1970, tendo realizado a Agregação em Medicina Interna em 1974.
Em 1978 obteve a Cátedra, sendo o primeiro professor catedrático de Imunologia no nosso país. Nesse ano criou o primeiro Laboratório Universitário de Imunologia na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Nova de Lisboa.
Criou o primeiro Centro de Histocompatibilidade do país e foi membro da Comissão Nacional de Diálise e Transplantação.
Foi fundador e 1º Presidente da Sociedade Portuguesa de Imunologia da qual é presentemente Sócio Honorário.
Criou na Faculdade de Ciências Médicas o 1ºCentro de Histocompatibilidade e foi um dos fundadores da Associação Lusotransplante.
Representou Portugal no AIDS Research Party do Concelho da Europa e foi Vice-Presidente da Sociedade Europeia de Imunogenética.
Foi membro do Grupo de Trabalho da Sida e seu Coordenador Nacional em 1992.
Foi fundador e Presidente da Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida.
Foi co-fundador da Associação SidaNet e Presidente da Assembleia Geral.
É representante do Conselho de Reitores no Conselho Nacional de Luta Contra a Droga e Toxicodependência.
É membro do Conselho Superior do ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
Em 1987 criou em Lisboa um instituto clínico de medicina privada que veio a dar origem às Clínicas Medicil, hoje em Lisboa, Porto e Coimbra, sendo o respectivo Director Clínico.
Tem numerosas publicações científicas, incluindo 2 livros de Medicina.
Recebeu 2 condecorações da Cruz Vermelha Portuguesa pela sua actividade em prol da Transplantação. Em 1993 foi agraciado pelo Senhor Presidente da República com o Grau de Grande Oficial da Ordem de Santiago e Espada pela sua actividade em prol das Ciências Médicas.
Actualmente é professor jubilado da FCM com a qual tem colaborado em pre e pos-graduação e lecciona em vários cursos pós-graduados das Universidades Católica no Porto e Lusófona em Lisboa.
P. António Vaz Pinto, SJ
De uma família originária de Arouca, António Vaz Pinto, SI, nasceu em Lisboa, em 1942. Fez os estudos secundários no Colégio S. João de Brito, em Lisboa, e frequentou Direito na Universidade Clássica de Lisboa (até ao 4° Ano).
Em 1965, entrou para o noviciado da Companhia de Jesus em Soutelo (Braga), tendo-se licenciado em Filosofia, em Braga (1970) e em Teologia, em Frankfurt am Main (1975). Em Julho de 1974 foi ordenado Sacerdote.
Foi director dos Centros Universitários de Coimbra (1975-84) e Lisboa (1984-1997) e, na capital, fundou a ONGD "Leigos para o Desenvolvimento" e foi também co-fundador do Banco Alimentar Contra a Fome (1992). De 2001 a 2008 é Superior da Residência do Porto da Companhia de Jesus e Reitor da Basílica do Sagrado Coração de Jesus da Póvoa de Varzim. No Porto, em 2002, funda o Centro Comunitário S. Cirilo, para apoio e integração de imigrantes.
Assistente Nacional da CVX de 1998 a 2005, de 2002 a 2005 foi Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas.
Em 2008 foi nomeado director da Revista "Brotéria" e, em 2009, director do GEP (Gabinete de Estudos Pastorais) da Conferência Episcopal Portuguesa.
Procuradora da República.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, ingressou na Magistratura do Ministério Público em Maio de 1981.
Integrou o gabinete da Alta Comissária para a Igualdade e a Família, onde coordenou, entre 1996 e 1999, a Comissão Nacional dos Direitos da Criança, que elaborou o II Relatório sobre a aplicação da Convenção dos Direitos da Criança.
Em Dezembro de 2002, a Assembleia da República atribuiu-lhe a medalha de ouro dos Direitos Humanos. Em Março de 2003, foi condecorada pelo Presidente da República com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito.
De Setembro de 2003 a Setembro de 2005 foi Presidente da Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco.
Desde Setembro de 2007 é Presidente Executiva do Instituto de Apoio à Criança.
Helena Águeda Marujo
Professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.
Desenvolveu um currículo para o ensino da Psicologia Positiva em Portugal, área em que é pioneira. Tem trabalhado na intervenção e aplicação da psicologia positiva a múltiplos contextos.
Nos últimos anos tem-se também dedicado à aplicação da psicologia positiva ao contexto empresarial, tendo sido convidada para palestras, workshops e formações em inúmeras empresas.
É formadora creditada com vasta experiência na Formação de pais, professores, técnicos de saúde, de intervenção comunitária, chefias empresariais e empresários.
Já foi oradora, formadora ou apresentou comunicações científicas em países como Estados Unidos da América (na Universidade de Harvard e de Massachusetts), Inglaterra, Dinamarca, Croácia, Cabo Verde, Brasil, Alemanha, Hungria, Espanha, Bélgica, Suécia e África do Sul. É co-autora de seis livros, entre os quais “Família e Sucesso Escolar: guia para pais e outros educadores” (1998) e “Educar para o Optimismo: guia para professores e pais” (1999).
1999 – “Todos Vulneráveis” romance, (2ª edição), Editorial Presença.
2000 – Publicação do ensaio “O Desafio da Cidadania na Escola”, em co-autoria.
2004 – “Uma Pedra no Sapato”, romance, Oficina do Livro (prémio Máxima de literatura).
2004 a 2009 - Co-autoria de "Novos Mistérios de Sintra"; "O Código de Avintes"; Eça Agora"; "13 Gotas ao Deitar", Oficina do Livro - romances.
2007 - "Biografia de LMª de Lourdes Pintasilgo" em co-autoria, Tribuna da História
2008 a 2009 - Co-autoria de "Aventura em Happy Kosmos" e "Sopl Negro", Presença.
Isabel Freire
Jornalista e autora.
Licenciada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, fez formação profissional em jornalismo no CENJOR (1999).
Autora de "Amor e Sexo no Tempo de Salazar" (Esfera dos Livros, 2010), "Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas" (Esfera dos Livros, 2007) e "Damas d'Ama", texto dramático sobre gravidez precoce na comunidade luso-africana de Lisboa (2003).
Jornalista freelancer, vem publicando reportagens na imprensa portuguesa (Público, Expresso, Visão, Grande Reportagem, Notícias de Sábado, Gingko), com especial interesse pelas questões de género e sexualidade.
Co-autora e jornalista da longa metragem documental "Enxoval" (2009).
Rodolfo Castro
Leitor, escritor, contador de histórias e formador.
Contador de histórias profissional (Adultos, jovens e crianças).
Escritor de livros de contos e ensaios sobre a leitura e a narração oral, através das editoras OQO, Alfaguara, Paidós, Axial, Fondo de Cultura Económica.
Investigador integrante do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional).
Colaborador permanente da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Coorganizador do Festival Internacional de Histórias de Ida e Volta.
Experiência de trabalho nacional e internacional: Portugal, México, Argentina, Venezuela, Cuba, Espanha.
Armando Leandro
Curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Jubilado.
Funções actuais:
Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.
Presidente da Direcção da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – CrescerSer.
Presidente da Comissão de Protecção de Testemunhas em Processo Penal.
Presidente da Assembleia-Geral da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Portuguesa Contra a Sida.
Presidente da Assembleia-Geral da Associação «Recomeçar» - reinserção de toxicodependentes.
Membro do Conselho de Curadores da Fundação Pro Dignitate.
Presidente do Conselho Jurídico do Instituto de Apoio à Criança.
Funções anteriores:
Magistrado do Ministério Público.
Juiz.
Director do Centro de Estudos Judiciários – Formação de Magistrados do Ministério Público e de Juízes.
Coordenador do Grupo CID (Crianças, Idosos, Deficientes; Cidadania, Instituições e Direitos), destinado à prevenção de maus-tratos em instituições.
Presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa para Apoio à Vítima.
Coordenador Nacional do Projecto Vida (Prevenção da toxicodependência).
Variados artigos publicados nos domínios da promoção e protecção dos direitos da criança, do jovem e da família, da formação de Magistrados do Ministério Público e de Juízes, e da prevenção primária, secundária e terciária da droga e toxicodependência.
Margarida Gaspar de Matos
Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Nova de Lisboa (CMDT-LA).
Licenciatura em Psicologia Clínica no ISPA.
Pós-Graduação em Biologia Humana na Universidade Claude Bernard – Lyon, França.
Mestrado em Psicologia da Educação – ISPA/ Universidade de Bristol.
Doutoramento em Necessidades Especiais e Reabilitação – FMH.
É Coordenadora do Grupo de Investigação de Educação e Promoção da Saúde, na FMH e Coordenadora do Grupo de Investigação Saúde e Educação, na Universidade Nova de Lisboa (CMDT-LA).
Coordena vários projectos de investigação a nível nacional e europeu e é a representante portuguesa em várias redes europeias de investigação (HBSC/WHO, KIDSCREEN/UE; TEMPEST/UE; RICHE/UE; Y-SAV/UE).
Tem também estes links:
www.hbsc.org
www.aventurasocial.com
www.umaventurasocial.blogspot.com
www.cmdtla.org/health-a-education.html
Filomena Teixeira
Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra onde é Coordenadora da Área Científica de Ciências Experimentais, do Ambiente e da Saúde, Coordenadora do Mestrado em Educação para a Saúde e Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB.
Integra o CIDTFF – Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, como membro efectivo, sendo investigadora responsável pelo projecto de investigação “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores(as).”
Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra/Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”.
Autora e co-autora de publicações no domínio da Educação em Sexualidade e Formação de Professores(as); Sexualidade, Género e Media; Ensino Experimental das Ciências no 1º CEB; Educação em Ciências na Educação Pré-Escolar.
Manuela Sampaio
Licenciatura em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Presidente da Direcção Nacional da Associação para o Planeamento da Família.
Mestrado em Administração Escolar e Análise Social da Educação pela Universidade de Bóston, USA, reconhecido pela Universidade Clássica de Lisboa.
Pós – graduação em Administração Pública pela Escola de Economia da Universidade do Minho.
Professora Convidada da Universidade Fernando Pessoa: coordenadora e docente da especialização em Administração Escolar e Administração Educacional do Mestrado em Docência e Gestão da Educação; orientadora de estágios e dissertações.
Aposentada do Ensino Superior Politécnico; Consultora em elaboração de projectos e programas, avaliadora institucional e de projectos (Universidade Fernando Pessoa e Federação Internacional para o Planeamento Familiar); Formadora de pessoal docente e de saúde para a Associação para o Planeamento da Família e para a Universidade Lusíada.
Entre 1997 e 2003 foi Membro do Comité da Região Europa da Federação Internacional do Planeamento Familiar.
Teresa Vilaça
Prof.ª Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, na Universidade do Minho.
Mestrado em Educação, na especialização em Ensino da Biologia e Geologia, na Universidade do Minho.
Doutoramento em Educação, na área de Conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências, na Universidade do Minho.
Membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde desenvolve investigação e publica na área da educação em ciências, educação para a saúde e sexualidade e supervisão e desenvolvimento profissional de professores e profissionais de saúde nessas áreas. Investigadora no projecto Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas/ Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach, PTDC/CPE-CED/108197/2008, 3 anos (01/05/2010-30/04/2013).
Co-chair of the Research and Development Centre (RDC) “Culture, Quality of Life and Citizenship” of the Association for Teacher Education in Europe (ATEE) Brussels.
Membro da Direção da Delegação Regional Norte da Ordem dos Biólogos.
Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”.
António Santinho Martins
Assistente Hospitalar Graduado de Endocrinologia do Hospital Júlio de Matos, aposentado em 10 de Fevereiro de 2005.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa em 1970.
Colaborador do Serviço de Psicoterapia Comportamental do Hospital Júlio de Matos desde 1980.
Assistente Hospitalar de Endocrinologia do Hospital Júlio de Matos desde 1992.
Colaborador do Serviço de Genética do Hospital de Dona Estefânia por protocolo instituído entre aquele Hospital e o Hospital Júlio de Matos, de Janeiro de 1994 e Julho de 1998.
Membro, desde Abril de 2001, do European Board of Endocrinology of UEMS.
Nomeado em Fevereiro de 2003 para o Núcleo de Neuropsiquiatria da Clínica Psiquiátrica III do Hospital Júlio de Matos.
Regente da Cadeira de Ergonomia da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, de 1985 a 1992.
Docente Convidado no Mestrado de Sexologia da Universidade Lusófona desde 2006/2007.
Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública, 1984 (em co-autoria).
204 Comunicações e Conferências em Reuniões Científicas nacionais e internacionais.
60 Trabalhos e capítulos de livros em publicações nacionais e estrangeiras.
Membro de 13 Sociedades Científicas entre as quais as Sociedades Portuguesas de “Sexologia” e “Andrologia” e a “European Society for Sexual Medicine”.
Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica no biénio 2004-2005.
Diploma de Estudos Avançados do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca em Neuropsicologia Clínica, com a correspondente competência investigadora, vinculado à área de conhecimento de Psicobiologia (25/04/2008).
Luísa Beltrão
Licenciada em Filosofia pela UL.
Mãe de 7 filhos, a mais nova dos quais deficiente profunda.
1980 a 2008 - Professora de Filosofia, Psicologia, Psicosociologia, Sociologia.
1990 - 1992 – Directora executiva da AFID (Ass. nac. Fam. para Integr.da Pessoa c/ Defic.).
Representante de Portugal em Estrasburgo na Comissão de trabalho do Conselho da Europa, para «Uniformização das condições e estruturas de apoio à pessoa com deficiência».
1996/98 - Coordenadora de um projecto de inovação pedagógica com alunos problemáticos.
1996/2003 - Co-fundadora da Quinta Essência (Projecto Pioneiro para Pessoas c/ deficiência maiores de 16 anos).
2008 - Co-fundadora e presidente do movimento Nacional Pais-em-Rede
2010 - Co-criadora do Projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais
Actividade Literária:
1995 a 1998 – Tetralogia: “Os Pioneiros” (8ª edição), Prémio Revelação, “Os Impetuosos” (6ª edição), “Os Bem-aventurados” (5ª edição), “Os Mal Amados” (5ª edição), Editorial Presença.Armando Leandro
Curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça Jubilado.
Funções actuais:
Presidente da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.
Presidente da Direcção da Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família – CrescerSer.
Presidente da Comissão de Protecção de Testemunhas em Processo Penal.
Presidente da Assembleia-Geral da Santa Casa da Misericórdia de Cascais.
Presidente do Conselho de Curadores da Fundação Portuguesa Contra a Sida.
Presidente da Assembleia-Geral da Associação «Recomeçar» - reinserção de toxicodependentes.
Membro do Conselho de Curadores da Fundação Pro Dignitate.
Presidente do Conselho Jurídico do Instituto de Apoio à Criança.
Funções anteriores:
Magistrado do Ministério Público.
Juiz.
Director do Centro de Estudos Judiciários – Formação de Magistrados do Ministério Público e de Juízes.
Coordenador do Grupo CID (Crianças, Idosos, Deficientes; Cidadania, Instituições e Direitos), destinado à prevenção de maus-tratos em instituições.
Presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa para Apoio à Vítima.
Coordenador Nacional do Projecto Vida (Prevenção da toxicodependência).
Variados artigos publicados nos domínios da promoção e protecção dos direitos da criança, do jovem e da família, da formação de Magistrados do Ministério Público e de Juízes, e da prevenção primária, secundária e terciária da droga e toxicodependência.
Margarida Gaspar de Matos
Faculdade de Motricidade Humana e Universidade Nova de Lisboa (CMDT-LA).
Licenciatura em Psicologia Clínica no ISPA.
Pós-Graduação em Biologia Humana na Universidade Claude Bernard – Lyon, França.
Mestrado em Psicologia da Educação – ISPA/ Universidade de Bristol.
Doutoramento em Necessidades Especiais e Reabilitação – FMH.
É Coordenadora do Grupo de Investigação de Educação e Promoção da Saúde, na FMH e Coordenadora do Grupo de Investigação Saúde e Educação, na Universidade Nova de Lisboa (CMDT-LA).
Coordena vários projectos de investigação a nível nacional e europeu e é a representante portuguesa em várias redes europeias de investigação (HBSC/WHO, KIDSCREEN/UE; TEMPEST/UE; RICHE/UE; Y-SAV/UE).
Tem também estes links:
www.hbsc.org
www.aventurasocial.com
www.umaventurasocial.blogspot.com
www.cmdtla.org/health-a-education.html
Filomena Teixeira
Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra onde é Coordenadora da Área Científica de Ciências Experimentais, do Ambiente e da Saúde, Coordenadora do Mestrado em Educação para a Saúde e Coordenadora do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1ºCEB.
Integra o CIDTFF – Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, como membro efectivo, sendo investigadora responsável pelo projecto de investigação “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores(as).”
Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens de Coimbra/Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”.
Autora e co-autora de publicações no domínio da Educação em Sexualidade e Formação de Professores(as); Sexualidade, Género e Media; Ensino Experimental das Ciências no 1º CEB; Educação em Ciências na Educação Pré-Escolar.
Manuela Sampaio
Licenciatura em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Presidente da Direcção Nacional da Associação para o Planeamento da Família.
Mestrado em Administração Escolar e Análise Social da Educação pela Universidade de Bóston, USA, reconhecido pela Universidade Clássica de Lisboa.
Pós – graduação em Administração Pública pela Escola de Economia da Universidade do Minho.
Professora Convidada da Universidade Fernando Pessoa: coordenadora e docente da especialização em Administração Escolar e Administração Educacional do Mestrado em Docência e Gestão da Educação; orientadora de estágios e dissertações.
Aposentada do Ensino Superior Politécnico; Consultora em elaboração de projectos e programas, avaliadora institucional e de projectos (Universidade Fernando Pessoa e Federação Internacional para o Planeamento Familiar); Formadora de pessoal docente e de saúde para a Associação para o Planeamento da Família e para a Universidade Lusíada.
Entre 1997 e 2003 foi Membro do Comité da Região Europa da Federação Internacional do Planeamento Familiar.
Teresa Vilaça
Prof.ª Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho.
Licenciatura em Ensino de Biologia e Geologia, na Universidade do Minho.
Mestrado em Educação, na especialização em Ensino da Biologia e Geologia, na Universidade do Minho.
Doutoramento em Educação, na área de Conhecimento de Metodologia do Ensino das Ciências, na Universidade do Minho.
Membro do Centro de Investigação em Educação (CIEd) no Instituto de Educação da Universidade do Minho, onde desenvolve investigação e publica na área da educação em ciências, educação para a saúde e sexualidade e supervisão e desenvolvimento profissional de professores e profissionais de saúde nessas áreas. Investigadora no projecto Educação em Ciências para a Cidadania através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas/ Science Education for Citizenship through a Problem-Based Learning approach, PTDC/CPE-CED/108197/2008, 3 anos (01/05/2010-30/04/2013).
Co-chair of the Research and Development Centre (RDC) “Culture, Quality of Life and Citizenship” of the Association for Teacher Education in Europe (ATEE) Brussels.
Membro da Direção da Delegação Regional Norte da Ordem dos Biólogos.
Coordenadora do Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens do Porto da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA”.
António Santinho Martins
Assistente Hospitalar Graduado de Endocrinologia do Hospital Júlio de Matos, aposentado em 10 de Fevereiro de 2005.
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa em 1970.
Colaborador do Serviço de Psicoterapia Comportamental do Hospital Júlio de Matos desde 1980.
Assistente Hospitalar de Endocrinologia do Hospital Júlio de Matos desde 1992.
Colaborador do Serviço de Genética do Hospital de Dona Estefânia por protocolo instituído entre aquele Hospital e o Hospital Júlio de Matos, de Janeiro de 1994 e Julho de 1998.
Membro, desde Abril de 2001, do European Board of Endocrinology of UEMS.
Nomeado em Fevereiro de 2003 para o Núcleo de Neuropsiquiatria da Clínica Psiquiátrica III do Hospital Júlio de Matos.
Regente da Cadeira de Ergonomia da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, de 1985 a 1992.
Docente Convidado no Mestrado de Sexologia da Universidade Lusófona desde 2006/2007.
Prémio Ricardo Jorge de Saúde Pública, 1984 (em co-autoria).
204 Comunicações e Conferências em Reuniões Científicas nacionais e internacionais.
60 Trabalhos e capítulos de livros em publicações nacionais e estrangeiras.
Membro de 13 Sociedades Científicas entre as quais as Sociedades Portuguesas de “Sexologia” e “Andrologia” e a “European Society for Sexual Medicine”.
Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica no biénio 2004-2005.
Diploma de Estudos Avançados do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca em Neuropsicologia Clínica, com a correspondente competência investigadora, vinculado à área de conhecimento de Psicobiologia (25/04/2008).
Luísa Beltrão
Licenciada em Filosofia pela UL.
Mãe de 7 filhos, a mais nova dos quais deficiente profunda.
1980 a 2008 - Professora de Filosofia, Psicologia, Psicosociologia, Sociologia.
1990 - 1992 – Directora executiva da AFID (Ass. nac. Fam. para Integr.da Pessoa c/ Defic.).
Representante de Portugal em Estrasburgo na Comissão de trabalho do Conselho da Europa, para «Uniformização das condições e estruturas de apoio à pessoa com deficiência».
1996/98 - Coordenadora de um projecto de inovação pedagógica com alunos problemáticos.
1996/2003 - Co-fundadora da Quinta Essência (Projecto Pioneiro para Pessoas c/ deficiência maiores de 16 anos).
2008 - Co-fundadora e presidente do movimento Nacional Pais-em-Rede
2010 - Co-criadora do Projecto Oficinas de Pais/Bolsas de Pais
Actividade Literária:
1999 – “Todos Vulneráveis” romance, (2ª edição), Editorial Presença.
2000 – Publicação do ensaio “O Desafio da Cidadania na Escola”, em co-autoria.
2004 – “Uma Pedra no Sapato”, romance, Oficina do Livro (prémio Máxima de literatura).
2004 a 2009 - Co-autoria de "Novos Mistérios de Sintra"; "O Código de Avintes"; Eça Agora"; "13 Gotas ao Deitar", Oficina do Livro - romances.
2007 - "Biografia de LMª de Lourdes Pintasilgo" em co-autoria, Tribuna da História
2008 a 2009 - Co-autoria de "Aventura em Happy Kosmos" e "Sopl Negro", Presença.
Isabel Freire
Jornalista e autora.
Licenciada em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa, fez formação profissional em jornalismo no CENJOR (1999).
Autora de "Amor e Sexo no Tempo de Salazar" (Esfera dos Livros, 2010), "Fantasias Eróticas – Segredos das Mulheres Portuguesas" (Esfera dos Livros, 2007) e "Damas d'Ama", texto dramático sobre gravidez precoce na comunidade luso-africana de Lisboa (2003).
Jornalista freelancer, vem publicando reportagens na imprensa portuguesa (Público, Expresso, Visão, Grande Reportagem, Notícias de Sábado, Gingko), com especial interesse pelas questões de género e sexualidade.
Co-autora e jornalista da longa metragem documental "Enxoval" (2009).
Em actualização.