Educação pela Arte

No Ser | 2011 vai encontrar alguns momentos pensados e organizados como estratégias de Educação pela Arte. «A Educação pela Arte poderá ser definida como o desenvolvimento da criatividade e das capacidades de expressão e comunicação de cada um. Tem por base a realização pessoal, apelando muito à imaginação e espontaneidade do indivíduo. Quando se fala em educação pela Arte, dá-se ênfase a todas as formas de expressão que o ser humano possui e é capaz de desenvolver. A pessoa deve ser estimulado para tomar consciência das suas emoções e a expressá-las, exteriorizando-as.»  No âmbito do Ser | 2011 este modelo ganha expressão em três momentos integrados no programa:


Sessão de Abertura | Com Joaquim Pavão a música ganha uma alma para além da própria música. Ela é de uma liberdade e verdade absolutas.

Vale a pena espreitar aqui os sons de um momento que será único para ter uma ideia do que será este momento em que música terá um lugar de destaque.



Sessão de Desenhos, Palavras, Imagens e Expressões do Corpo | Em colaboração com a Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) a exploração das imagens, sons e ambientes será a pedra de toque para um momento participativo e participado por todos no Ser | 2011. Um desafio à imaginação, criatividade e reflexão colaborativa:


Oficina: De-Signar Sexualidade
Uma oficina de Desenho colaborativo onde se propõe ao grupo a elaboração de um mural sobre temas ligados à  Sexualidade.
Facilitadora: Ana Barbero
Doutorada em Belas Artes pela Universidade de Sevilha. Actualmente exerce funções de coordenação e docência no Instituto Piaget de Viseu; colabora como consultora em projectos de gestão cultural e do património histórico; trabalha como freelancer em design gráfico. Entre as diversas funções que exerce destaca-se a coordenação da Licenciatura e do Mestrado em Artes Visuais (Instituto Superior de Estudos ITI, no Campus Universitário de Mirandela do Piaget), o desenho e a gestão do projecto de âmbito cultural INSITESVISEU e a dinamização e gestão em Viseu da Mostra Internacional de Curtasmetragens “El Mês + Corto”.

Oficina: Representações e Inquietações
Uma oficina  que alia  a expressão corporal, o gesto, a música  e o desenho para representar ideias e  questões sensíveis , por exemplo as questões das crianças e dos jovens em relação à sexualidade.
Facilitador: Marcos Pinheiro
Licenciado em Comunicação Social no Rio de Janeiro com pós-graduação em arte terapia pela Universidade Moderna de Lisboa. Professor de Expressão Dramática na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa. Tem trabalhado também no ensino não formal e informal dinamizando actividades lúdico-pedagógicas com comunidades de risco e oficinas de formação para professores.

Oficina: Retratos Íntimos
Como usar o retrato na descoberta do SER, a linguagem do desenho e da pintura como meio para se conhecer.
Facilitador: Yuraldi Rodriguez 
Artista plástico cubano residente em Viseu Portugal. Para além do seu trabalho artístico em pintura e escultura tem desenvolvido cursos de desenho em contextos de aprendizagem ao longo da vida.
 



Sessão de Contos da Boca sem Pressa com Rodolfo Castro | Em que a arte de contar estórias e de as ouvir será colocada em teste. Saber ouvir. Ouvir, pensar. Saber o sabor das palavras. Ser encantado por elas. Entender-lhes o sentido. Os sentidos. Tudo num momento de contos em tempo de pensamentos conjuntos. Para espreitar...



Quando se fala nestes momentos de Educação pela Arte, fala-se apenas num desafio. O desafio de transformar tudo em formas de olhar a sexualidade. Tudo em formas e hábitos de reflexão. Fica o desafio. Muitos desafios destes vão nascer por estes dois dias do Ser | 2011.

Imagens retiradas do projecto Little People.