Atreva-SE(R)!
26.8.11
22.8.11
(2) Razões para vir ao Ser | 2011
Conta certa lenda chinesa que um dia estavam duas crianças a patinar num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria, e as crianças brincavam sem preocupação.
De repente, o gelo partiu-se e uma das crianças caiu à água, tendo ficado presa na fenda que se formou. A outra, ao ver o seu amigo preso e a congelar, tirou um dos patins e começou a dar golpes no gelo com todas as suas forças, conseguindo, por fim, quebrá-lo e libertar o amigo. As suas mãos ficaram feridas e doía-lhe muito o corpo todo.
Quando os bombeiros chegaram, e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino:
– Como é que conseguiste fazer isso? É impossível que tenhas conseguido partir o gelo, sendo tu tão pequeno e com mãos tão frágeis!
Nesse instante, um ancião que passava pelo local comentou:
– Eu sei como ele conseguiu.
Todos perguntaram:
– Pode dizer-nos como?
Respondeu o idoso...
– É simples, não havia ninguém ao seu redor para lhe dizer que não seria capaz.
Fonte: Autor desconhecido
3.8.11
(1) Razões para vir ao Ser | 2011
Um professor, diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra pegou num frasco grande e vazio e começou a enchê-lo com pedras. Quando terminou perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio.
Todos estiveram de acordo ao responder “Sim”.
O professor tomou então uma caixa de fósforos e esvaziou-a dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as pedras. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio e estes voltaram a responder “Sim”.
Então, o professor pegou numa caixa de areia e a vazou-a dentro do frasco.
Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um “Sim” retumbante. O professor em seguida adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco e preencheu todos os espaços vazios entre a areia.
Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
- “Quero que percebam que este frasco é a vida. As pedras são as coisas importantes: a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia.
Os fósforos são outras coisas importantes, como: o trabalho, a casa, o carro etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.
Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as pedras. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Presta atenção às coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades, e o resto é só areia.”
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- “Então e o que representa o café?”
O professor sorriu e disse:
- "Ainda bem que perguntas! Isso é só para lhes mostrar, que por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo“.
Autor desconhecido
2.8.11
Ouvir e sentir | Ser ou não ser...
Ser ou não ser gente
ter ou não ter sonhos
mais exactamente
vir
à tona dos sonhos
Ter sempre a certeza das dúvidas
por via das dúvidas saber o que achar...
1.8.11
Subscrever:
Mensagens (Atom)