26.9.11

Abertura | Música


A abertura do SER | 2011 será uma surpresa que se pensou e desejou mágica. Irrepetível. Um daqueles momentos que ficam na memória pela diferença. Por ousar levar até à escola, até à formação de professores, um surpreendente guitarrista português, que aceitou esta proposta com todo o entusiasmo. Obrigada, Joaquim Pavão, pela disponibilidade e pela mestria com que nos inspira.

Fique a conhecer um pouco melhor o seu percurso...

Joaquim Pavão, guitarrista, compositor, nasceu em 1975 no Porto.
Como intérprete tem tocado em Portugal, Espanha e Bulgária. Para além inúmeros de recitais a solo fez parte do trio Arsis e Duo Amabile, acompanhou o actor Vítor de Sousa (Poesia), o violoncelista Jan Kuta e a violinista Elitza Mladenova. Gravou para a RTP e Antena 2.

Apresentou a primeira apresentação pública em Portugal da obra completa de N. Paganini para Guitarra e Violino na sua versão “facsmile”. Gravou obras de E. Gismonti, A. Piazzolla e L. Brouwer. Estreou obras de compositores, tais como Michel Bert, Andrey Diamandiev e Philip Houghton.

Como compositor escreveu para teatro, cinema e concerto. Foi editado pela Universidade de Aveiro/Academia de Artes Digitais um DVD com a obra “Quatro Elementos” para orquestra de cordas, interpretado pela Filarmonia das Beiras, inserida num lme de Janek Pfeifer que mereceu um prémio no Festival Ecovision de Palermo. Escreve para o mesmo realizador (re)Volta e Meia – Guitarra e Instantes – Narrador e Guitarra.

Gravou a banda sonora do Filme “A Sesta” de Olga Roriz inserido na instalação premiada Arquitecturas de Palco de João Mendes Ribeiro. Gravou para a Antena 2 a estreia da obra “Uma Ilha na Lua” para Narradores, Soprano, Baixo, Guitarra e Orquestra.

Escreveu várias peças para teatro, tais como,Animais Nocturnos – Acordeão Solo, Hypomnemata – Coro para a encenadora Renata Portas, A História de uma estória – Opera para três sopranos, um baixo, Coro e Orquestra, Medeia – Guitarra Solo, Electra – Flauta Solo, Três Poemas e um Copo de Vinho para o encenador José Geraldo, Uma Ilha na Lua – Coro, Guitarra, Contrabaixo e sonoplastia para a Companhia Efémero.

Foi júri no XI Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia de Avanca. Realiza e assina a banda Sonora do Documentário Avenida – Guitarra. Escreve variadíssimas obras para concerto destacando-se Concerto para Cesariny – Guitarra e Orquestra,...de um Fado – Orquestra de Câmara, 7 miniaturas – Soprano Solo, 10 estudos – Guitarra, Setúbal – Guitarra, Aveiro – Guitarra. A sua obra é publicada pela Ava Musical Editions.

Sem comentários:

Enviar um comentário